fbpx

Participe do Agentes da Cidadania de 2022!

Participe do evento de lançamento do Programa em 2022!

No dia 09/05, a partir das 19h, os Agentes da Cidadania irão apresentar as novidades da próxima edição do Programa em uma live que será transmitida no Youtube, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=iMCmLFbYSPk

O Programa Agentes da Cidadania visa ser um exercício de cidadania ativa através do avanço nas dimensões de cultura democrática, participação política e articulação no território. É executado pelo Instituto de Governo Aberto e Instituto Cidade Democrática e sua realização em 2022 está vinculada ao Programa Cidadania, iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio.

Durante a live, serão compartilhadas experiências dos anos anteriores e o público conhecerá os detalhes do processo de inscrição e o cronograma. Os dois polos do Programa são:

  • Polo Minas Gerais – cidades de Muriaé, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre e Rosário da Limeira;
  • Polo São Paulo – cidades de Alumínio, Araçariguama, Mairinque e São Roque.
  • Quais atividades serão realizadas em 2022?

Neste ano, serão selecionados 60 jovens (30 de cada polo) para participar de formações online aos sábados, nos meses de junho e julho. Será oferecido auxílio internet de até R$100,00 durante os meses de formações. Nesses encontros, serão trabalhados os seguintes temas: cooperação social, disposição ao diálogo, participação individual e coletiva, conhecimento político e mecanismos de controle social.

Após as formações, de julho até o mês de novembro, os jovens ingressantes irão atuar junto a jovens que participaram do Programa no ano passado e demais atores locais da sua cidade, a fim de transformar suas comunidades. Essa união se concretizará nas ações de mobilização da Rede Cidadania.

  • Quem pode se inscrever?

Jovens de 16 a 29 anos, moradores das cidades participantes, que tenham interesse em atuar para transformar seu território.

  • Como se inscrever?

Logo após o evento de lançamento, será possível se inscrever para o Programa Agentes da Cidadania por meio de um formulário online.