fbpx

Sabe o que tá rolando no Agentes da Cidadania de 2022?

Temos novidades para contar!

Nos meses de junho e julho, nos reunimos com mais de 60 jovens dos polos SP e MG e participamos de quatro formações online, completando o 1º módulo com mais de 10 horas de atividades síncronas. Nessa reportagem, compartilhamos com vocês quais foram as primeiras ações realizadas!

No primeiro encontro, nos conhecemos, contamos sobre os nossos hobbys e encontramos muitos interesses em comum. Conversamos sobre nossos sonhos. O que queremos ser daqui a 10 anos? Qual momento da nossa história temos mais orgulho de falar? Que desafio tivemos nas nossas vidas? Também tivemos um primeiro contato com os temas que seriam discutidos nos encontros seguintes. E pra fechar com chave de ouro, respondemos o que queremos para as nossas cidades:

Durante o segundo encontro nós conhecemos as trajetórias inspiradoras de jovens convidados e vimos que nossos sonhos são possíveis! Jogamos o jogo  “Quem vê cara não vê luta”, conhecendo quais os propósitos, inspirações e curiosidades sobre os nossos convidados.

Em MG, contamos com a presença de Kinda van Gastel, Coordenadora de Comunicação da organização Engajamundo, Ergon Cugler, atual candidato para o Conselho Nacional de Juventude e Maiara, artista e expositora no tema “Carolina Maria de Jesus” na cidade de Votorantim.

Em SP, estiveram conosco: Hector Batista, ex-presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Rebecca e Graziella, representantes da organização Girl Up e Pedro Henrique, voluntário ativista jovem da organização Engajamundo.

Nos encontros seguintes, começamos a colocar em prática a busca por melhorias para a nossa cidade. Sempre com muito aprendizado sobre as formas de se realizar a participação e controle social. Em conjunto, realizamos o paredão da cidadania: uma forma de visualizar o nível dos problemas que afetam nossas cidades:

Perguntamos aos nossos vizinhos, familiares e amigos acerca dos problemas que eles identificam nas ruas e que podem ser solicitados a órgãos públicos. A partir disso, aprendemos como podemos redigir e protocolar solicitações de serviços. Os jovens líderes, que estiveram no ano anterior, estão fazendo a diferença ao compartilhar suas experiências da primeira participação no programa.

Neste ano de 2022, eles têm a oportunidade de atuar em conjunto com os jovens ingressantes, participando das formações e liderando a implementação de projetos na cidade.

No quarto encontro, nós refletimos acerca das solicitações que estamos redigindo. Em um jogo, refletimos sobre os três poderes e suas funções principais: Quais são as funções do Estado? Quais as separações dos poderes? Como funciona o sistema de governo? O que fazer quando um direito não está sendo garantido? Posso solicitar melhorias mesmo se aquilo ainda não é considerado um direito? E em outro jogo, descobrimos qual órgão do poder público se deve procurar para cada situação.

Diante disso, falamos sobre o papel das políticas públicas, o ciclo da política pública, quais são os direitos, garantias fundamentais e deveres do cidadão. Também fizemos um tour guiado no site das prefeituras de todas as cidades participantes e conhecemos os sistemas de acesso à informação e a Lei de Acesso à Informação.

Quer saber mais? O segundo módulo está a todo vapor! Fique ligado nas nossas redes sociais @agentesdacidadania e no nosso site para saber como você pode participar!

E atenção, nas primeiras semanas de agosto teremos reuniões presenciais! Participe!